quarta-feira, 17 de setembro de 2008

como lidar com leões

hoje lendo uma entrevista da pensadora argentina Beatriz Sarlo, encorajei-me mais um pouco em levar a cabo o projeto deste blog. Beatriz diz que manteve um blog secreto, que só ela acessava, como um diário, disse também que só manteve-o por questões formais, por um comprometimento regular com a escrita. Fiquei pensando que manter a regularidade é o mais difícil, pois regularidade é ultrapassar as dificuldades da vida prática, do cansaço, da preguiça, da dor de cabeça, dos problemas familiares, dos compromissos no trabalho. Sobretudo, escrever poemas, carrega um peso a mais. Poema é dizer o máximo com pouco, às vezes, muito pouco. É, portanto, uma "luta corporal", como diria Ferreira Gullar, uma luta com as palavras, no meu caso uma luta diária.

para Walt whitman

Como lidar com leões
As pessoas têm vindo
Reclamar-me do mundo
Eu as escuto, paciente
Enquanto a mim, nunca reclamo
Eu não me lamento
Porque não sou um poço de lamentações
Também não peço nada a Deus
Nunca peço, só agradeço
Lido com meus fantasmas
Como um domador lida com seus leões
Com os olhos sagazes e firmezas nas mãos
Leões não me assustam

Nenhum comentário: